Tuesday, May 21, 2013

Assiria : Novo Império (934-609)


O primeiro rei do Neo-Imperio Assirio foi Adadnirari II (911-891). Comecou a ganhar supremacia conquistando parte do territorio de Babilonia.
O segundo foi Tukulti-ninurta II (891-884). Subjugou mais povos vassalos incluindo os recem chegados ao Irao, medos e persas ( o que dara mau resultado no futuro digo eu)
O terceiro foi Assurnasirpal II (883-859) que se virou para a Siria, Frigia e chegou à Fenicia e ao Mediterraneo. conquistou o territorio hititia. Criou Nimrud uma nova capital à custa do trabalho escravo. É por ele que se reconhece a brutalidade assiria. Construiu um palácio em Kalhu, deduzo em Nimrud, a actual Bagdad. Este palacio ficou soterrado apos a queda de Ninive em 612 e por isso mateve-se ate eo sec XIX quando os ingleses o escavaram. Muita riqueza cultural foi trazida para o British Museum.
O quarto foi Salmanasar III (859-824) e terminou a epopeia em beleza. fez campanhas anuais contra os inimigos. Lutou contra a coligacao dos egipcios com varios povos de Israel. Lutou na batalha de Qarqar (853) contra essa coligacao dos 12 reis. Terá ganho embora nao tenha sido decisiva. Lutou contra Urartu e ocupou Babilonia.
Nos ultimos anos do reinado, houve uma rebelião de um dos filhos, que demorou 4 anos e durante esse tempo, quer Babilónia, Medos Persas e outro povos subjugados, aproveitaram para se esgueirar. A rebelião foi controlada pelo sucessor e também filho Shamshi-Adad V (824-811) que passou o resto do reinado a recuperar dos estragos da rebelião.
Adad-Nirari III (811-783) reinou e terminou com o reino dos arameus de Damasco, permitindo a Israel libertar-se também do jugo deste. Persas e medos foram também subjugados de novo.

Depois deste periodo florescente, a Assíria estagnou de novo. Reinaram Salmanasar IV (783-773), Ashur-dan III (773-755) e Ashur-Nirari V (755-745). Estes reis revelaram-se cada vez mais fracos e o ultimo mal saía do palácio em Ninive. Conclusão ? Revoltas, turmoil, é deposto e Tiglate-Phalasar III (745-728) sobe ao trono, um dos reis da Assíria mais importantes.

O reinado de Tiglate-Phalasar não foi muito longo, mas determinante. Reformou o Estado, colocou o profissionalismo no exército, exigiu tributos das provincias para o financiar, passou a administrar as provincias com delegados assirios, e criou uma máquina de guerra dificil de ser resistida. Com essa máquina, varreu tudo, da Fenícia à Siria aos Hititias a Urartu aos Persas e Medos, ocupa Babilónia, destrona o seu rei e coroa-se a si próprio rei da Babilónia. Deixa o novo império pujante. Ao sucessor, Salmanasar V (727-722) é atribuída a expulsão das 10 tribos de Israel, mencionada na Biblia.

O irmão e sucessor, Sargão II (722-705) é de novo, um rei muito importante na história Assíria.

Sargão finaluiou o trabalho em Israel, lutou contra Babilónia, subjugou de novo medos e persas,saqueou Urartu,fez vassalos a Frigia e os próprios gregos de Chipre. Morreu em batalha.

Sennacherib (705-681) sucedeu-lhe. Lutou contra os egipcios que queriam controlar o líbano e expulsou-os. Atacou Jerusalem. Babilonia revoltou-se e no fim, abriu os canais que a rodeavam e inundou a cidade destruindo-a. Acabou morto pelo filho.
Essardon (681-669) outro filho sucedeu-lhe. Recuperou Babilonia e fez dela uma das capitais. Lutou conta Citas, Cimerios e Medos. Atacou Sidon e depois invadiu o Egipto, terminando com a dinastia kushita da Nubia como ja vimos. Foi a maior extensão da Assiria.
Sucederam-lhe os filhos um em Babilonia e o mais novo,Assurbanipal (669-627) em Assour. A. colocou um fantoche Psametico no Egipto como faraó que acabou por se emancipar, mantendo as relaços com a Assiria. O irmao mais velho em Babilonia revoltou-se mas correu mal e acabou por se matar. Atacou a Arabia e Elam (ver onde é Susa a capital). Elamitas e Susa foi o berço que enfraquecendo permitiu aos medos se implantarem e terá algo a dizer proximamente.. A.promoveu a cultura e artes em Ninive, deixou muitos textos. A Assiria ficou um imperio enorme mas dificil de gerir.
Morreu em 627 e estalou a guerra civil. Um dos pretendentes, Nabopolassar de Babilonia sacudiu o jugo. Aliou-se ao rei dos Medos Ciaxares e passo a passo desintegraram o império em ruinas, culminando como saque e destruiçao de Ninive em 612. O Egipto co Necho II da dinastia fantoche ainda tentou ajudar os assirios contra os babilonios e medos. Em 609 os egipcios vencem em Megiddo (!!!!???) e chegam aos assirios mas em 608 em Harran são vencidos e de novo em Carchemich em 605 e a Assiria desaparece do mapa para sempre. 170 anos depois ainda ensaia uma revolta mas é esmagada por Dario.


FALAR DOS avancos tecnologicos dos assirios e culturais.

No comments:

Post a Comment