Thursday, January 27, 2011

A Babilónia de Hammurabi (1830-1531)

Sumu-abum terá criado Babilónia (As portas de Deus, God's Gates) por volta de 1830, e foi o seu primeiro rei. Dos primeiros cinco reis da dinastia babilónia sabe-se pouco ou nada, apenas que reinaram sobre pouco terreno além da própria cidade.

Apenas com Hammurabi (1720-1686 AC) o destino da cidade mudou, e entrou na História.
A primeira parte do reinado foi pacífica. Mas os Elamitas (Leste, Susa) provocaram-no, e na conquista que se seguiu, Hammurabi conquistou Nippur, Ur, Uruk, Larsa, Lagash, Eshnunna, Assiria (ver império assírio noutro postt) e criou um império na Mesopotamia só comparado até aí ao da III dinastia de Ur. O rei ficou conhecido pelo seu código de Hammurabi, um conjunto de leis escritas em mosaicos, sobre comportamentos e castigos, segundo a lógica do olho-por-olho, dente-por-dente, mas presumindo a inocencia, e obrigando à prova da acusação. Fabulosamente avançado, para leis com quase 4000 anos !

Falando de religião, Ishtar era a Deusa da fertilidade babilónia (e assíria). A equivalente Suméria é Inanna. Mas os Babilónios elevaram o deus patrono da cidade Marduk a líder dos Deuses Babilónios.
Com a sua morte, o filho Samsu-Ilna reinou, mas teve dificuldades com muitas revoltas, e abandonou parte do território, principalmente Sumério. Assur, Elam (e os Gutios) não tinham sido destruídos e continuaram a ser uma fonte de desacatos. Como foi referido noutro posto, Rim-sin (II) em Larsa encabeçou uma revolta, que alastrou a várias cidades, e obrigou Samsu-Ilna a atacar Ur,Uruk,Isin e finalmente Larsa, aprisionando o revoltoso proclamado rei Rim-Sin.

Iluma-ilu, outro revoltoso em Isin teve mais sucesso. Conseguiu à segunda, derrotar Samsu-Ilna, e com isso, establecer a chamada II dinastia de Babilónia (Sealand) que não governou a cidade Babilónio, mas os territórios Sumérios adjacentes, incluindo Nippur, que saltou fora da esfera de influencia Babilónica depois de Samsu-Ilna morrer. Este teve ainda que lutar contra os Elamitas e os Assírios, e teve o primeiro combate contra os Kassitas.

Samsu-Ilna foi preponderante para aguentar o Império do pai. Morreu em 1648. Sucedeu-lhe Abieshu, Ammi-ditana, Ammisaduqa e Samsu-Ditana. Este ultimo foi mesmo o ultimo da dinastia de Hammurabi, e assistiu ao saque de Babilónia pelos Hititas por volta de 1531.

A dinastia II de Babilónia (chamada Sealand) durou até ca. 1460 mas nunca governou Babilónia, ou assim se pensava, até que os estudos mais modernos apontam para que depois do saque, Babilónia chegou a ser governada brevemente por estes reis (de um total de doze).

Babilónia, depois de saqueada pelos Hititas, foi governada pelos Kassitas durante ca. 400 anos.

No comments:

Post a Comment