Monday, January 24, 2011

A Renascença Suméria, domínio amorrita e declínio (2047-1764)

O renascimento sumério deu-se entre 2047 e 1940 AC, com a dinastia III de Ur. Reinaram Utu-hengal, Ur-Nammu, Shulgi, Amar-Sin, Shu-Sin e Ibbi-Sin. Ur-Nammu foi responsável por um código de leis comparável ao do mais tarde famoso Hamurabi, e a um código centenas de anos mais antigo, proveniente de Lagash. Durante este tempo, os semitas do Irão, chamados Elamitas e depois os Amoritas, da Síria, foram pressionando mais e mais as cidades Sumérias, culminando com o saque de Ur em 1940, aprisionando o rei Ibbi-Sin e efectivamente terminando a dinastia e domínio sumério de Ur. Da Suméria restou a língua, usada em liturgias (como o latim no periodo pos-romano).
Mas não só. Credita-se aos sumérios a descoberta da roda, da construção do carro de guerra, do sistema decimal e sexagesimal, dos primeiros sistemas de leis e administração pública, da escrita, da astronomia, reconhecendo os 5 planetas a olho nú, da matemática e geometria (cálculo de áreas e volumes).

Com o saque de Ur, Ishbi-Erra, oficial de Ibbi-Sin, deslocou a capital para Isin, e conseguiu brevemente recapturar Ur, Uruk e Lagash. Teve 14 sucessores (!), os ultimos referidos na Sumerian King List. Isin perdeu importancia quando um desses sucessores (Lipit-Eshtar?) nomeou governador de Lagash um tal de Gungunum. Lagash declarou-se independente e conquistou Ur. Arrebatou o comércio a Isin e fez da capital Larsa, continuando uma dinastia independente, com base amorrita, que se tinha iniciado com Naplanum, contemporaneo de Ibbi-Suen em 1961 AC, durante a grande seca e fome que assolou a Mesopotamia.

Os 17 reis de Larsa não figuram na Sumerian King List, mas numa específica Larsa Kings List. Chegaram a conquistar 15 outras cidades, dominaram o comércio nos canais e no golfo, e duraram até à conquista por Babilónia, e até depois, até 1674. Com isso, bloquearam o comércio das cidades mais a norte, e as antigas cidades Sumérias declinaram.

De 1961 a 1764 , Larsa foi dominando mais e mais. Mas tornou-se tão importante que outros reis tentaram destruí-la. Assim, o rei Rim-Sin I foi atacado pelos reis de Isin, Uruk, e o líder da crescente Babilónia (ver next post). Rim-Sin ainda os derrotou, invadindo Isin, e terminando a sua dinastia. Só que pouco depois em 1764 o rei de Babilónia, Hammurabi conquistou Larsa e levou Rim-Sin prisioneiro.
A partir daí os reis de Babilónia tornaram-se os titulares de Larsa, que teve mais tarde ainda um tal de Rim-Sin II em 1699, que se terá revoltado contra Babilónia, mas foi morto.


Faltou referir Nippur, cidade sagrada da Suméria. Apesar de nunca ter sido politicamente independente, o controlo de Nippur era essencial para garantir uma efectiva dinastia, já que continha o shrine do Sumerian god Enlil, Lord Wind.

No comments:

Post a Comment