Thursday, January 20, 2011

Acadia : o despontar da Mesopotamia (2270-2083)

Na Mesopotamia distingue-se a Suméria da Acádia, como sendo a primeira a mescla de cidades estado ou domínios, como os de Lagash, que não duravam mais do que a vida de um rei, e a segunda, com o domínio da dinastia acadiana de Sargão. Na verdade eram povos com línguas diferentes, mas que se fundiram, de tal maneira que 1000 anos depois já não existia a língua suméria. Os acadianos eram semitas, por oposição aos sumérios. Como curiosidade, a cidade de Akkad, capital, nunca foi descoberta.

Akkad, a cidade berço deste império, floresceu nos secs. XXIV a XXII AC. Curiosamente, não se sabe onde ela fica. É primeiramente referida no livro dos Genesis (o 1ºlivro da biblia dos hebreus e do antigo testamento cristão). Akkad possuia lingua própria, que se espalhou pela Mesopotamia durante o periodo do império de Sargão, o grande líder, e substituiu a lingua suméria, fundindo-se. Sargão conquistou a Suméria pela força, atacando e destruindo Uruk, e depois defrontando um exercito de coligação de várias cidades sumérias, ca. 2271(?) AC, na batalha de Uruk. Reinou 53 anos e deixou história.

Teremos de estudar melhor o seu legado.

O sucessor Rimush seu filho reinou apenas 9 anos e enfrentou revoltas. Seguiu-se o irmão, Manishtushu que reinou de 2276 a 2261 AC.

O neto de Sargão, Naram-Sin, foi quem reinou a seguir, sendo o primeiro a considerar-se divindade (Sin=Deus). Lutou contra Uruk, reinou 56 anos, conquistou muita terra, construiu templos.

Com o seu filho Shar-kali-sharri, Começaram as batalhas contra os Gutios, que eram povos das montanhas que desciam para guerrar nas planícies. Eram desorganizados mas aguerridos. Dudu reinou ainda, e depois Shu-turul.

Mas finalmente, os Gutios tomaram conta de Akkad, que destruiram em 2115 AC( depois de terem vencido o rei de Uruk em 2150), e passaram eles a governar o que restava do Império. 100 anos, foi o que durou este primeiro império acadiano. Os Gutios mantiveram-se até 2050.

Outras cidades como Lagash, e de novo Uruk, emanciparam-se dos gutios, e tornaram-se de novo independentes.

Os Gutios, broncos, tomaram conta da Suméria, e a sua desorganização trouxe fome e convulsões até 2050. É de referir que este periodo coincide com o fim do Antigo Império no Egipto, e os problemas climáticos com a ausencia de chuva, poucas colheitas e fome associada foi partilhado pelo Egipto e pelo Médio Oriente.

Por volta de 2050, Uruk and Ur, uniram-se para terminar com o domínio Gútio, e o rei de Uruk, Utu-hengal, venceu-os e tornou-se rei da Suméria (de origem suméria, e não acadiana ou gútia). Não durou muito, e 7 anos depois, o governador de Ur, Ur-Namma, tornou-se ele rei da Suméria, dando origem ao periodo (2047-1940 AC) chamado Renascença Suméria, Império Neo-Sumério, ou Império Ur III.

No comments:

Post a Comment