Tuesday, December 7, 2010

Sumeria : O berço ( ~3000- 2270)

Na Suméria, ou Iraque, começou a civilização. Em 5000 AC já existia agricultura, e um sistema arcaico de proto-escrita, que se desenvolveu. Ao contrário do Egipto, onde um faraó se ergueu e reinou em todo o reino, ou pelo menos tentou, na Suméria, as cidades-Estado cresceram independentes. Houve várias importantes, como Ur, Kish e Uruk, foi talvez a mais importante, (de onde saíu a palavra urbe/urbano), e floresceu no periodo de Uruk (4000 a 3100 AC).

A lista de reis e informação datada provém da chamada Sumerian King List, um documento antigo que foi sendo actualizado ao longo de séculos.

Ao periodo de 2900-2300, chama-se Perido Dinástico Antigo.

Mesh-ki-ang-gasher terá sido o primeiro rei em Uruk desta I dinastia. Dele se sabe pouco mais que a informação na lista, e que terá sido o criador da escrita.

Sucedeu-lhe Enmerkar, que terá fundado Uruk e é referido em lendas Sumérias.
Depois veio Lugalbanda, também ele referido em lendas.
O seguinte foi Dumuzid, que terá capturado um rei de Kish.
E chegamos onde queriamos chegar, ou seja, Gilgamesh. Gilgamesh foi idolatrado muma lenda, a Épica de Gilgamesh, onde figura como semi-deus com força sobre-humana. É a lenda mais importante da antiga Mesopotamia, escrita em diversos textos, escritas e formas.

A lista de reis é enorme e cobre diversas cidades, Kish, Uruk, Ur, Awan, Akshak, etc. Uma vez que não existiu império nesta fase, mas apenas cidades-Estado, vamos abreviar esta descrição até à altura em que existiu união, ou seja, O império Acadiano. Externa a esta lista, existiu uma cidade importante, Lagash, nas margens do golfo, que guerrou outras como Kish, mas cuja lista de reis não faz parte da lista "oficia", embora tenha sido encontrado um suplemento. Lagash subsistiu independente até ao império Acadiano, e continuou depois dele.

No comments:

Post a Comment