Thursday, December 2, 2010

Egipto: O Antigo Império II (Piramides)

A IV Dinastia foi das mais produtivas e marcantes da história do Egipto.

Sneferu foi um construtor de piramides, executou três. Meidum, colapsou parcialmente, e o colapso terá ocorrido durante a construção.
A segunda, A piramide dobrada, foi construída para ser o seu tumulo e com outra mais pequena para a consorte. Nota-se pelo facto de apresentar dois angulos de ataque, mais inclinado até meio.
A terceira, a piramide vermelha, é a maior piramide além das 3 de Ghizah.

Curiosamente, o túmulo de Sneferu nunca foram encontrados, e nunca se encontrou entradas na piramide vermelha, adensando o mistério

Sabe Deus o que motivava estes tipos a construirem tumulos de tamanhos tão colossais. É um facto que até esta altura os faraós eram adorados como símbolo da vida. Mais tarde, a idolatração passou para os Deuses própriamente ditos, Rah, etc, e como tal o faraó deixou de ser exclusivo adoração, e isso contribuiu para que não se construissem mais e maiores piramides, mas em vez disso, templos aos Deuses.

O tumulo de Hetepheres, a consorte de Sneferu, foi encontrado intacto (mas sem o corpo!) com muita mobília e as primeiras canopic jars, ou seja, foi a primeira vez que se viu guardarem as vísceras para a vida depois da morte.

Quem sai aos seus não degenera, e Sneferu foi o pai de Khufu, ou Qheops, que reinou de 2589 a 2566 AC e foi o construtor da maior piramide de todos os tempos, uma das 7 maravilhas do mundo.

Ao contrário de seu pai, que é descrito como um rei bondoso, Qheops é lembrado como um déspota. É conhecido motivo de chacota que a única imagem conhecida do faraó que construiu a maior piramide de sempre seja uma estátua mínima. Reinou 23 anos, tempo suficente para construir o enorme mausoleu.

Sucedeu-lhe o filho Djedefre , com o titulo de Filho de Rá, indicando uma crescente adoração pelo culto deste Deus.
Terá construído a primeira esfinge, e um complexo de piramides, que ruíram.

Khafra ou Kefren, reinou a seguir, de 2558 a 2532AC, e construiu a segunda maior piramide de Gizah, e segundo parte dos especialistas, também a grande esfínge.

O sucessor foi Menkaura, ou em grego, Mikerinos, reinando de 2490 a 2472 AC, e construindo a terceira e mais pequena piramide de Gizah.

o filho, Shepseskaf, reinou pouco tempoo, de 2503 2498 AC terá concluído a piramide do pai. A sua própria tumba foi uma mastaba em Saqqara, quiçá por falta de tempo, e com ele acabou a época da construção das grandes piramides, encerrando assim a IV Dinastia.

No comments:

Post a Comment