Monday, July 30, 2012

Assíria : Médio Império (1390-1076)

Já se falou por aqui nos Assirios, mas pela rama. O antigo  império é de todos o pior conhecido, mas importa conhecer as ligações do médio e novo império com o apogeu egípcio, e como os assírios suplantaram os hititas, ficando em contacto com os povos do mar, e, a ver vamos, a tornarem-se os antepassados dos fenícios.

O Médio Império na Assíria (1390-1076) começou quando estes se conseguiram livrar dos Mittani, o tal povo que levou na pá dos Hititas, bem como os problemas com os Hititas, também a Oeste. A Assíria fazia fronteira com Babilónia, para Sudeste, e com Mittani, a Leste.

 Ashur-uballit I, por volta de (1365-1330), fez casar a filha com o rei de Babilónia, e ficou conhecido por trocar correspondência com Akhenaton (estamos no periodo Amarna). Ora, os kassitas mataram o rei e colocaram um pretendente no trono. O rei assíro viu a oportunidade, foi vingar o genro, invadiu Babilónia e instalou Kurigalzu II no trono, um fantoche. O fantoche mais tarde revoltou-se contra o mestre, e terá havido uma batalha de Sugagu, onde conseguiu vitória sobre o sucessor de Ashur-ubalit, Enlil-nirari (1329-1308). Seguiram-se outros reis, que consolidaram território para Noroeste (Mittani).

Em 1274, chega ao trono um dos mais conhecidos e aguerridos reis assírios, Salmanasar I (1274-1245). Começou por malhar nos Mittani, até inclusivé depor o rei e colocar um familiar. Os Hititas ao verem o perigo aproximarem-se, uniram-se primeiro aos Mittani e depois aos Babilónios, para tentarem cercar os Assírios económicamente. Os egípcios fizeram também as pases com os Hititas, o que mostra o temor que os vários pvoos começaram a ter dos Assírios. Salmanasar desenvolveu Assur e Ninive, e fundou a capital (referida na Biblia como Calah/Nimrud).

O filho, Tukulti-Ninurta I (1244-1208) completou o trabalho. Saqueou e conquistou Babilónia, deportando o rei, e bateu os Hititas, na batalha de Nihriya. O desastre não foi completo, já que os Assírios cobiçavam mais Babilónia,  e por isso, o rei  Tudhaliya IV, batido na batalha, conseguiu, mesmo com revoltas internas, aguentar o trono hitita e o reino Hitita manteve-se intacto até ca. 1180, altura em que foi subjugado pelos Povos do Mar. Tikulti acabou cercado e morto pelos filhos, que se sucederam no trono até 1179.


Ashur-dan I reinou 46 anos ate 1134. Esse foi um longo periodo de alguma estabilidade no ja conturbado ocaso do medio imperio. À sua morte os filhos engalfinharam-se pelo trono, reinando apenas um ano.  O terceiro e restante filho Ashur-resh-ishi I tomou o poder por 17 anos. Assistiu e participou no eclipse do Imperio hitita que estava a ser fustigado pelos povos do mar/frigios. Neste assunto, confrontou-se oelo dominio territorial da actual Siria com o rei de Babiloni, Nabuchodonozor I. Falaremos deste reino à parte. Ashur deixou uma Assour e a capital Ninive renovadas. O filho reinou de 1115 a 1077, outro longo reinado. Foi Tiglate-Phalasar I, dos conquistadores assirios mais conhecidos e dado como o fundador do Imperio Assirio. Chegou à Capadocia, Asia menor e ao Mediterraneo onede navegou. Restaurou Assour e combateu os hititas e invadiu Babilonia duas vezes. Adoptou o antigo titulo de Rei da Sumeria e Acadia. Após a morte sucederam-se 150 anos de declinio ate 912. Durante este periodo os reis da Assiria limitaram-se a defender o reino das massas migratorias que se registaram, no oeste e no leste com a chegada de povos indo-europeus como medos e persas. Tres dos filhos do grande conquistador sucederam-lhe, o ultimo usurpando o titulo ao filho do segundo ate 1050.

O periodo seguinte, 1055-936 foi a chamada Dark Age. Muitos povos migraram à volta da Assiria. Medos persas caldeus frigios e outros, passaram à volta da Assiria que manteve o seu core intacto, notavelmente. Asurnasipal I (1050-1031), Salmanasar II (1031-1019), Assurnirari IV  1019-1013) Assurrabi II (1013-972), um longo reinado que mostra estabilidade apesar das fomes e das permanentes guerras para segurar o território. Assurashishi II (972-967) e Tiglate-Phalasar II (967-935) mais um longo reinado de que se sabe pouco. mas o seguinte Assurdan II (934-912) lutou para recolocar as ffronteiras naturais da Assiria mais importante, recuperou a produção de trigo que marcou recordes. papo cheio dá um povo mais capaz e por isso 912 marca o principio do Neo império Assirio, já que os 4 reis seguintes devolveram a hegemonia Assiria, o controlo do crescente e arredores, establecendo os pilares que aguentaram a Assiria até 600 AC.

No comments:

Post a Comment