Thursday, July 19, 2012

Egipto - Novo império, o inicio do fim

Sethnakte inaugurou a XX dinastia' possivelmente usurpando o trono ou aproveitando-se da confusão reinante. Foi o pai de Ramses III o que pode indicar que era familiar afastado de Ramses II, mas não se sabe ao certo. Reinou pouco tempo mas estabilizou a situação politica e iniciou o templo de Amon-Ra em Karnak.
Ramses III reinou a partir de 1189' durante 30 anos. Teve que lutar contra os povos do mar que tentavam invadir por terra( batalha de Djahy) e por mar (batalha do Delta em 1175. Estes povos eram oriundos do Med. oriental e foram responsaveis tambem pela destruicao da capital dos hititas, Hattusa, de Micenas, d Chipre e de Ugarit. Diz-se que era um fluxo migratorio Oeste-Leste, à procura de terras. E que melhores terras que as do delta ? As duas batalha foram épicas, especialmente a naval, a primeira da História a ser relatada. As forças egipcias rechaçaram os povos do Mar, organizados, mas a vitória custou o esvaziamento dos cofres do Estado, de tal maneira que nunca mais recuperaram. Ramses III terá sobrevivido ainda a uma conspiração de uma das suas mulheres e do seu filho para o matar.
Outro evento que se terá passado por estas alturas, este global, foi a erupção 3 do Hekla, vulcão islandês. Esta erupção alterou o clima do globo, provocando arrefecimento e enfraquecimento solar, periodos de seca, e fome por todo o mundo, e pode explicar o fim de vários impérios, como os Hititas, os Egipcios, ou a Assíria. Ramses IV, filho do anterior, seguiu-se no trono, teve muitos projectos de construção mas reinou poucos anos até 1149. Ramses V, o seguinte, sofreu com o progressivo poder dos sacerdotes de Amon em detrimento do faraó, enfrentou um escandalo em Elefantine, corrupção entre os seus sacerdotes, e ainda a recusa de trabalhadores das tumbas devido ao ataque de Líbios. Isso mostra a falta de segurança crescente no final do Novo Império. Ramses VI, mais um, filho de Ramses III, reinou mais 8 anos até 1133, e com os mesmos problemas. O seu sucessor, Ramses VII, teve um problema novo, o record histórico dos preços do grão, de novo, indicação de inflação, baixa produtividade agrícola, e fome. Ramses VIII, mais um filho de Ramses III, reinou apenas dois anos, pouco se sabendo dele. Ramses IX, o seguinte, reinou mais tempo, 18 anos. Dele aparecem referencias em Gaza, provavelmente a ultima possessão egípcia na Ásia, já que a Síria e Palestina há muito tinham sido perdidas para os Povos do Mar. Ramses X, mais um, reinou 4 anos até 1107, e dele se sabe que foi o ultimo a reinar na Núbia, mais uma mostra do fim de uma era.
O ultimo faraó da XX Dinastia, Ramses XI, reinou 30 anos. Mas foram anos de desintegração, com os Altos sacerdotes de Amon a reclaramarem o poder, no Alto e baixo Egipcio
Tanis, no Baixo Egipto, por um lado, e Tebas, no Médio/Alto Egipcio, por outro, tornaram-se duas fontes de poder no Egipto, e o poder do faraó deixou de abranger todo o Egipto.

No comments:

Post a Comment