Thursday, July 19, 2012

Egipto: Novo Imperio, XIX dinastia, o apogeu

Horemheb o ultimo faraó da XVIII dinastia nao era tolo. Percebeu que o Egiptp precisava de uma linhagem de homens fortes, e ele nao tinha filhos. Por isso fez suceder-lhe o seu Vizir e sacerdote de Horus' Ramses I em 1298. Ramses era velho e reinou apenas dois anos mas o seu filho e neto seguiram-se-lhe. O filho era Seti I, que pugnou por defender o Egipto. Alcancou vitorias politicas e militares no medio oriente, contra os hititas e mittani. Reinou quinze anos mas a partir do nono ano tera associado  o filho Ramses II ao trono. A capital Memphis e Karnak conteem muitas referencias a Seti incluindo obeliscos . É preciso perceber o caos originado pela fase de El Amrna no plano politico religioso economico e militar. Tudo fora deixado orara tras. Seti endireitou o Egipto e passou-o a Ramses II, provavelmente o maior faraó de todos em 1278. Foi tambem o mais duradouro e mais velho, tera reinado até 1219. Só isso ajudou claramente à estabilidade. Ramses  controlou os hititas na zona de Israel Canaan e a Libia. Mandou construir cidades templos e monumentos incluindo uma nova capital no delta,Pi-Ramses. Onde a porca torceu o rabo foi em Kadesh. O pai tinha conquistado a cidade da Siria mas tinha-a perdido pouco depois. Ramses mandou construir chariots e armamento pa grandes batalhas. Mas em Kadesh acabou por ser emboscado pelo rei hitita Muwatallis e por pouco não era derrotado. Como conseguiu empatar a coisa e regressou vivo, apesar  de sofrer pesadas baixas, foi descrito como heroi.
A história da batalha resume-se: Ramses preparou-se para uma campanha a sério. Demorou um mês a chegar à Siria. Ao chegar, não sabia onde estavam os exércitos inimigos. Aprisionou dois espiões que a principio disseram estar longe o opositor. Mais tarde, mas tarde demais, confessaram estar o inimigo muito próximo. Das 4+1 divisões (Ptah, Ra, Seth, Amun, povos do mar), Ramses liderava a Ptah à frente, mas a segunda deixou-se isolar, longe da frente e longe da retaguarda. Os hititas atravessaram um rio e atacaram-na, dispersando-a, e atacaram Ramsés por trás. O faraó chegou a estar isolado, mas a bravura supostamente fez aguentar a sua divisão, reagrupou a Rá, e com a chegada de uma divisão mercenária dos povos do mar, que o ajudou, surpreendeu os Hititas que achavam estar feita a vitória, e acabou por os rechaçar para lá do rio. De novo os rei dos Hititas e os seus aliados (17 soberanos) tentaram mas de novo falharam. E passados dois dias, o Faraó retirou-se, cantando vitória, que não teve, porque o seu objectivo fora reconquistar a cidade de Kadesh, tomada pelo seu pai e perdida anos depois.
Ramsés fez mais campanhas na Síria, mantendo o território mas sempre perdendo o controlo ao regressar ao Egipto. Apenas a zona de Canaan se manteve egípcia.
Fez campanhas também na Líbia e na Núbia. Deixou escrito (tal como os Hititas) o primeiro acordo de paz com estes, com o rei Hatusil III. Durante o longo reinado, reverteu e fez por apagar o que existia do periodo de El Amarna. E por falar nesse periodo, e na sua capital, viu-se que Ramses, como Akhenaton, criou a sua própria capital. A capital fora Tebas, durante o tempo da XVIII dinastia (Hatseput) e na XIX dinastia, até Ramses II.
Ramses II morreu em 1213, com 90 anos. Foi casado com várias esposas, sendo a primeira Nefertari, a responsável pelo meu gosto pelo Egipto. Foi na 3ª/4ª classe que fui em viagem de estudo à Gulbenkian, ver a montagem do túmulo da rainha "Nofertari", e achei fantástico. Tanto que pedi à família que me levasse lá outra vez. A partir daí, o fascínio pelo Egipto, especialmente pelo Novo Império, ficou. 
Outras esposas se lhe seguiram, de nomear Isetnofret, mãe do filho Merneptah, que sucedeu a Ramses II, já com 60 anos. Reinou 10 anos, moveu a capital de Pi-Ramses para Memphis, e batalhou contra os povos do mar. A estabilidade terminou com a sua sucessão, já que o filho Seti II teve que lutar contra outro pretendente (também filho dele, ou possivelmente de Ramses II) Amenmesse. O usurpador terá reinado no Alto Egipto durante 3-4 anos, mas depois Seti II recuperou o Egipto e vingou-se, tentando limpar da memória futura o possivel irmão/tio. Foi por pouco tempo, já que morreu em 1197. São deste periodo dois papiros importantes, descrições e possivelmente sátiras, um deles obre a "Tale of Two Brothers". Morrendo prematuramente, Siptah, o seu filho (ou possivelmente filho de Amenmesse) reinou, com a rainha Twosret como regente. Foi também pouco, tempo, Siptah morreu em 1191 e rainha ficou sozinha. Claramente não se orientou, porque menos de um ano depois, em 1190, estala a guerra civil no Egipto e ela é deposta (ou morta, não se sabe), terminando a XIX Dinastia.


No comments:

Post a Comment