Monday, November 29, 2010

Egipto: A escrita

Um dos meus objectivos com este estudo é terminar o que comecei em 1999, ou seja, aprender a escrever com hieroglifos, e a ler egípcio antigo.

Dez anos depois, a informação na Internet é tão grande que a tarefa está muito simplificada, mas vai-me dar pelo menos umas semanitas de trabalho. Deixo aqui uma introdução do que ando a fazer.

A escrita no Egipto evoluiu, da linguagem mais antiga, de ca. 2600-2000 AC, para uma intermédia, de 2000-1300 AC, e para uma mais evoluída.

Historicamente, a escrita hieroglífica coexistiu com outra escrita (mais parecida com a a escrita Árabe), chamada a hierática, que era simplificada para a escrita comum, enquanto os hieroglifos eram mais formais, usados para escrita religiosa, relatos do reino, etc.

Tentarei apanhar alguma coisa da hierática, e da demótica, que apareceu no delta no final do Império, por volta de 650 AC, e que os gregos depois reusaram quando a Dinastia Ptolemaica se instalou em 320AC, numa forma chamada de grego demótico. No fundo, uma grande confusão, como se espera da cultura de um país que durou, não esquecer, 3000 anos, até ser engolido pela civilização clássica greco-romana.

Os Egipcios escreveram com hieroglifos até ao nosso milénio, mas com a subjugação pelo Império Romano, foi deixando de ser usada, e por volta de 300 DC já pouca gente sabia escrever. Depois... esfumou-se até ao sec. XIX. Houve algumas tentativas de árabes e europeus para a descodificar sem sucesso. Apenas com a famosa jornada de Napoleão ao Egipto e da descoberta da pedra de Rosetta, contendo um texto escrito em hieroglifos, hierático e grego, se conseguiu em cerca de 15 anos, descodificar, graças ao meu heroi Champô Leão.. ok ok Jean François Champollion).

Alguns pormenores:
- A escrita pode ser da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. Para saber como se lê, ver para que lado estão os hieroglifos humanos ou naturais. Se estiverem voltados para a esquerda, lê-se da esquerda para a direita.
- O plural é feito com 3 simbolos iguais.
- Tal como o hebreu e outras escritas da área (que não o Árabe actual), a escrita era feita sem vogais. Como tal, e não se conhecendo a fonética, uma vez que não há gravações, tudo o que se pode é conjecturar sobre como soaria "egipcio" lido de hieroglifos, hierático, hieroglífico cursivo (usado por exemplo no Livro dos Mortos) ou finalmente, demótico.


Um excelente site sobre hieroglifos, onde se aprende em Português

No comments:

Post a Comment